Sport Clube Estrela

O Sport Clube Estrela é um clube desportivo que nasceu na cidade de Portalegre e já conta com mais de 100 anos de história.

Foi fundado a 23 de Setembro de 1919 por um grupo de 13 amigos composto por Manuel Milhinhos, Domingos Mourato, José Fonseca, Miguel Sajara, Joaquim Bagina, José Maravilha, Edmundo Mão de Ferro, Francisco Pereira, Manuel Caldeira, António Garção, David Paula, Manuel Biquinhos e António Bernardo Ceia.

Estes amigos tinham o costume de reunir no centenário Plátano do Rossio, sob as estrelas, o que deu origem ao nome do clube.

A sede do clube passou por vários locais, mas atualmente e desde 1992, fica no Largo Frederico Laranjo, onde também ficam as instalações do Centro de Convívio para Idosos.

Ao longo dos anos, passaram pelo Sport Clube Estrela muitos jogadores, dos quais alguns se destacaram e inclusive foram transferidos para clubes maiores como o Sport Lisboa e Benfica e o Sporting Clube de Portugal.

Em Agosto de 1983, o Estrela recebeu do Presidente da República da altura, Mário Soares, o estatuto de Pessoa Coletiva de Utilidade Pública. Mais tarde, em 1989, por despacho do Ministro da Educação e Cultura, Roberto Carneiro, foi atribuída ao clube a Medalha de Bons Serviços Desportivos.

Em Maio de 1998, inaugurou-se a Sala de Troféus e Honra, na sede do clube. Nesse mesmo ano e mês foi feita uma homenagem ao local onde nasceu o clube, o Plátano do Rossio, com uma placa comemorativa.

Um ano depois, em 1999, o Sport Clube Estrela recebeu, pela Secretaria de Estado do Desporto, a Medalha Desportiva, pelo portalegrense Miranda Calha. Pouco tempo depois, no ano de 2002, o Presidente da Câmara de Portalegre, Mata Cáceres, atribuiu ao Estrela a Medalha de Mérito Municipal.

Alguns anos mais tarde, em 2019, o clube comemorou o seu 100º aniversário com várias iniciativas, sendo elas: o regresso da equipa sénior, uma exposição Retrospetiva na Biblioteca Municipal de Portalegre, o cantar dos Parabéns no dia 23 de setembro junto ao Plátano do Rossio, e ainda uma Gala dos 100 Anos, que juntou centenas de pessoas.

Atualmente, o Estrela possui todos os escalões jovens, desde os Petizes e Traquinas aos Juniores, movimentando cerca de 200 atletas, e ainda movimenta na sede mais de 300 utentes, no Centro de Convívio para Idosos.

Entre 1926 e 1940, o Estrela destacou-se como o clube do distrito com mais sucesso, sendo 11 vezes Campeão Distrital de Portalegre. Além disso, ao longo dos anos, o clube conquistou ainda 3 Taças A.F.P. e 3 Supertaças A.F.P., e contabiliza 34 presenças na Taça de Portugal.

No futebol feminino o S.C. Estrela também conta com alguns títulos: 1 Campeonato Distrital, 2 Taças A.F.P. e 2 Supertaças A.F.P.

O Hino do Sport Clube Estrela foi criado a 12 de Julho de 1933, com a letra de António B. Ceia e música de Angêlo Silva.

Antigamente, e até 1969, os jogos do Estrela eram disputados na Quinta Formosa, no Campo da Fontedeira. Atualmente os Séniores jogam e treinam no Estádio Municipal de Portalegre e as camadas mais jovens disputam os seus jogos no Estádio Municipal Eduardo de Sousa Lima.